Alunos de Engenharia Agronômica da UNIFIPA são bolsistas PIBIC
Mauro Assi
sexta, 13 de março, 2020

Os alunos Bruna Correa, do 3º ano, e Renan Domene, do 2º ano, do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, foram contemplados com bolsa PIBIC de iniciação cientifica e fomento a pesquisa. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), mantido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oferecido por muitas universidades públicas e particulares, é uma das principais portas de entrada ao mundo científico.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o programa é financiado pelo CNPq e distribui bolsas de estudo para estudantes de graduação. Os bolsistas do PIBIC devem possuir um orientador e receber formação complementar que os preparem para a atividade de pesquisa. As bolsas de pesquisa estão sendo oferecidas pela parceria com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), órgão de pesquisa do governo do Estado de São Paulo, situado na Estação Experimental de Pindorama/SP.

A aluna Bruna Correa está colaborando com a pesquisadora engenheira agrônoma Dra. Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo com avaliações de sistemas agroflorestais em análises de estoque de carbono na vegetação e no solo. Já o aluno Renan Domene está com o pesquisador engenheiro agrônomo Dr. Marcos Doniseti Miquelotto colaborando com grandes culturas, em especial a do amendoim, na área de Entomologia Agrícola, no controle e manejo integrado de pragas nas cultivares disponíveis no mercado.

Para o Dr. João Paulo Ferreira, “a parceria APTA e UNIFIPA estreita e impulsiona o fomento, a pesquisa e o know how dos pesquisadores do Polo, acrescenta e melhora a formação dos nossos estudantes de Engenharia Agronômica nas pesquisas, extensões, estágios, trabalhos de conclusão de curso e elaboração de projetos em conjunto com os produtores da região. Ganhamos muito em aprendizagem”.

Por fim, o coordenador agradece aos pesquisadores e em especial ao diretor da APTA Pindorama, engenheiro agrônomo Dr. Antônio Lúcio de Mello Martins, “que estão confiando no trabalho de nossos alunos da UNIFIPA na pesquisa cientifica e colaborando para promover e desenvolver tecnologias e novos conceitos no setor agrícola.

Fotos: Os alunos com seus orientadores.