Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Curso de Enfermagem UNIFIPA faz live para 812 professores da Rede Municipal de Educação
Alan Gazola
terça, 06 de outubro, 2020

Evento foi parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Liga Acadêmica de Primeiros Socorros do curso para orientar sobre a possível retomada das atividades nas escolas. 

Orientações para a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, com foco em sanar dúvidas dos professores sobre a COVID-19. Este foi o assunto principal da live que aconteceu no dia 29 de setembro, às 18h30, pelo canal Youtube e transmitido em tempo real no Facebook da Rede Municipal de Ensino de Catanduva. Participaram aproximadamente 812 professores e foram disponibilizados diversos vídeos didáticos sobre os cuidados que os alunos, professores e demais funcionários deverão ter em relação à limpeza dos ambientes, higiene das mãos, não compartilhamento de objetos, orientações para serem compartilhadas por grupos de whatsapp, além de reuniões para alunos, pais e profissionais. 

“Foi muito interessante presenciar diversos comentários e reações, frente às complicações da COVID-19, pois muitos professores relataram que não sabiam as consequências graves da doença”, ressaltou a Profa. Mestra Taís Pagliuco Barbosa, docente do curso de Enfermagem. 

Durante a live diversos assuntos, como cuidados que os profissionais deverão tomar na retomada das atividades presenciais nas escolas e berçários foram abordados, entre eles: O que é COVID-19? Quais são os sinais, sintomas e complicações? Como é transmitida? Prevenção dentro das escolas; limpeza e organização dos ambientes de uso coletivo e a importância do não compartilhamento de objetos; e a abordagem, também, dos berçários. 

Dentre as principais dúvidas dos professores está na maneira de recepção dos alunos. “Notamos que os professores estavam receosos quanto alguns procedimentos, tais como proceder se o aluno relatar estar com sintomas dentro da escola; Como proceder se o aluno relatar contato com pessoa infectada; Utilização de equipamentos de proteção individual: máscaras, viseiras, óculos e álcool em gel”, destacaram as alunas do 4º ano de Enfermagem Ana Júlia e Jennifer, que também fazem parte da Liga de Primeiros-Socorros do curso. 

O evento teve supervisão das docentes do curso de Enfermagem Taís Pagliuco Barbosa, Giovana Spina e Janaína Ornelas. “Foi muito importante ver as reações dos professores, através de comentários sobre o posicionamento da volta às aulas presenciais. Isso os motivou a abrir debate interno sobre as reais condições estruturais e teóricas das escolas onde atuam, para analisarem o possível retorno das atividades ainda este ano”, analisou Giovana. 

(Fotos: divulgação)