Docentes da Medicina são homenageados no VII Prêmio Gesabel Clemente Marques de La Haba
Alan Gazola
segunda, 09 de novembro, 2020

Evento aconteceu no último dia 6 de novembro, em modo online, organizado pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas – CAER.

Criado em 2009, o Prêmio Gesabel Clemente Marques de La Haba tem a finalidade de valorizar as iniciativas do corpo docente do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, dirigidas às melhorias do ensino médico e ao papel na formação de profissionais preparados para as grandes e crescentes exigências na assistência à saúde. A cerimônia de entrega da sétima edição do prêmio ocorreu na Sala de Espelhos, no Campus Sede da UNIFIPA, no dia 06 de novembro, às 19h. Devido à pandemia da COVID-19, com rigorosos protocolos sanitários, os alunos e público interessado acompanharam a entrega ao vivo pelo Instagram do CAER (@emilioribascaer).

Os alunos do primeiro ao sexto ano votaram por iniciativa própria para escolher os professores através de formulário online entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020. A premiação foi organizada pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas havendo premiações em três categorias: Ciclo Básico (professores do primeiro e do segundo ano), Ciclo Clínico (professores do terceiro e do quarto ano) e Internato (professores do quinto e do sexto ano). Além disso, houve, também, emocionante edição in memorian dedicada ao Prof. Dr. Manoel de Souza Neto, docente das disciplinas de Neurofisiologia e Neurologia na instituição há 36 anos, que faleceu no dia 11 de agosto deste ano, aos 63 anos, vítima da COVID-19.

GANHADORES
Categoria Ciclo Básico: Profa. Dra. Ana Paula Girol (docente das disciplinas de Histologia, Embriologia e Biologia Celular do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNIFIPA);
Categoria Ciclo Clínico: Prof. Dr. Murillo Antonio Couto (docente da disciplina de Cirurgia Vascular e Angiologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia);
Categoria Internato: Prof. Dr. Ricardo Santaella Rosa (docente das disciplinas de Medicina Preventiva e Saúde Pública e Infectologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Infectologia);
In Memorian: Prof. Dr. Manoel de Souza Neto (prêmio entregue ao seu filho, Prof. Dr. Alexandre Haddad Souza).

“A entrega do prêmio Gesabel é um ato simbólico muito importante para todos aqueles ligados à história do curso de Medicina. Trata-se de reconhecimento dos alunos aos docentes que fazem tanto pela instituição. Especialmente neste ano de pandemia e aulas remotas é de extrema importância parabenizar a todos os professores que se desdobraram e inovaram suas metodologias de ensino para garantir o aprendizado em cenário tão complexo”, explica o aluno do terceiro ano Nicolas Joseph Della Matta, presidente do CAER – Centro Acadêmico Emílio Ribas.
Tomaram lugar de fala no evento a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro (pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA), Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti (coordenador do curso de Medicina) e o Prof. Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga (coordenador da COMADE).

O PRÊMIO
A Profa. Dra. Gesabel Clemente Marques de La Haba foi brilhante aluna da Turma II da então Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), que levou o nome da instituição em todos os congressos e jornadas de que participou. Mais tarde, atuou como docente de Clínica Médica da faculdade, formou o Ambulatório de Reumatologia do Hospital-Escola Emílio Carlos e foi exemplo para muitos estudantes que seguiram essa carreira. Infelizmente, faleceu em acidente automobilístico, junto com sua mãe, aos 53 anos.

(Fotos: Comunicação FPA)