Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Docentes da Medicina são homenageados no VII Prêmio Gesabel Clemente Marques de La Haba
Alan Gazola
segunda, 09 de novembro, 2020

Evento aconteceu no último dia 6 de novembro, em modo online, organizado pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas – CAER.

Criado em 2009, o Prêmio Gesabel Clemente Marques de La Haba tem a finalidade de valorizar as iniciativas do corpo docente do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, dirigidas às melhorias do ensino médico e ao papel na formação de profissionais preparados para as grandes e crescentes exigências na assistência à saúde. A cerimônia de entrega da sétima edição do prêmio ocorreu na Sala de Espelhos, no Campus Sede da UNIFIPA, no dia 06 de novembro, às 19h. Devido à pandemia da COVID-19, com rigorosos protocolos sanitários, os alunos e público interessado acompanharam a entrega ao vivo pelo Instagram do CAER (@emilioribascaer).

Os alunos do primeiro ao sexto ano votaram por iniciativa própria para escolher os professores através de formulário online entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020. A premiação foi organizada pela diretoria 2020/21 do Centro Acadêmico Emílio Ribas havendo premiações em três categorias: Ciclo Básico (professores do primeiro e do segundo ano), Ciclo Clínico (professores do terceiro e do quarto ano) e Internato (professores do quinto e do sexto ano). Além disso, houve, também, emocionante edição in memorian dedicada ao Prof. Dr. Manoel de Souza Neto, docente das disciplinas de Neurofisiologia e Neurologia na instituição há 36 anos, que faleceu no dia 11 de agosto deste ano, aos 63 anos, vítima da COVID-19.

GANHADORES
Categoria Ciclo Básico: Profa. Dra. Ana Paula Girol (docente das disciplinas de Histologia, Embriologia e Biologia Celular do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNIFIPA);
Categoria Ciclo Clínico: Prof. Dr. Murillo Antonio Couto (docente da disciplina de Cirurgia Vascular e Angiologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Cirurgia Vascular e Angiologia);
Categoria Internato: Prof. Dr. Ricardo Santaella Rosa (docente das disciplinas de Medicina Preventiva e Saúde Pública e Infectologia do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA; presidente docente da Liga de Infectologia);
In Memorian: Prof. Dr. Manoel de Souza Neto (prêmio entregue ao seu filho, Prof. Dr. Alexandre Haddad Souza).

“A entrega do prêmio Gesabel é um ato simbólico muito importante para todos aqueles ligados à história do curso de Medicina. Trata-se de reconhecimento dos alunos aos docentes que fazem tanto pela instituição. Especialmente neste ano de pandemia e aulas remotas é de extrema importância parabenizar a todos os professores que se desdobraram e inovaram suas metodologias de ensino para garantir o aprendizado em cenário tão complexo”, explica o aluno do terceiro ano Nicolas Joseph Della Matta, presidente do CAER – Centro Acadêmico Emílio Ribas.
Tomaram lugar de fala no evento a Profa. Dra. Maria Cláudia Parro (pró-reitora acadêmica e de graduação da UNIFIPA), Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti (coordenador do curso de Medicina) e o Prof. Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga (coordenador da COMADE).

O PRÊMIO
A Profa. Dra. Gesabel Clemente Marques de La Haba foi brilhante aluna da Turma II da então Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), que levou o nome da instituição em todos os congressos e jornadas de que participou. Mais tarde, atuou como docente de Clínica Médica da faculdade, formou o Ambulatório de Reumatologia do Hospital-Escola Emílio Carlos e foi exemplo para muitos estudantes que seguiram essa carreira. Infelizmente, faleceu em acidente automobilístico, junto com sua mãe, aos 53 anos.

(Fotos: Comunicação FPA)