Alunos participam do exame OSCE
Mauro Assi
terça, 31 de julho, 2018

Os alunos do curso de Medicina da UNIFIPA participaram no mês julho de mais um exame avaliatório com base no método internacional “Objective, Structured Clinical Examination (OSCE)”. A prova prática tem como objetivo avaliar as habilidades adquiridas pelos acadêmicos perante as possíveis situações clínicas que enfrentarão. O exame faz parte das diversas ferramentas avaliatórias que a instituição utiliza no decorrer da graduação.

Os alunos são submetidos obrigatoriamente à avaliação tipo “OSCE” em dois períodos do ano - primeiro semestre para alunos da 6ª série e segundo semestre para a 4ª série, ambas avaliadas com notas de zero a dez, sob supervisão e avaliação dos professores. O exame é constituído por uma prova prática que conta com ambiente controlado simulando casos clínicos e atividades ligadas à Pediatria, Saúde da família, Saúde mental, Clínica médica, Saúde da mulher e Cirurgia.

Para o Prof. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, esse método atualizado de avaliação favorece o acadêmico e a instituição. “O aluno e os professores estão em contínuo aprimoramento da aprendizagem. Já a instituição está na preparação dos estudantes para as provas práticas de Residência Médica, já que a avaliação OSCE é desenhada nos mesmos moldes”, salienta.

Iniciado em 2014 para avaliação de habilidades e competências dos alunos do ciclo do Internato (5ª e 6ª séries), a partir de 2015 o OSCE foi ampliado para a 4ª série como forma complementar de avaliação do ciclo básico (foto abaixo). Ao todo mais de 60 graduandos participaram das avaliações no dia 04 de julho último.

.