Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Engenharia Agronômica realiza integração com alunos do 1º e 2º anos
Mauro Assi
segunda, 18 de março, 2019

                Os alunos do 1º e 2º anos do curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA realizaram integração no dia 16 de março na Estação Experimental de Pindorama da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Centro Norte. A recepção e a dinâmica das práticas de ensino foram realizadas pela pesquisadora da APTA Drª Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo.

 

            De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, a elucidação prática foi em caráter multidisciplinar com abordagem do perfil profissional e a pesquisa e extensão na disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica para os futuros engenheiros agrônomos ingressantes. “Para os alunos veteranos, os temas foram abordados nas temáticas das disciplinas de Ecologia e Gestão Ambiental e Física do solo”, disse.

 

            A pesquisadora Drª Maria Teresa Abdo abordou a importância da conservação dos solos na região. “No tema conservação do solo, além de apresentação de parâmetros técnicos realizamos a prática (in loco) em uma área de recuperação de voçorocas com reintegração total da área fitoecologicamente restabelecida com sistemas SAFs (Sistemas agroflorestais) recompondo a fauna e flora e, o mais importante, dirimindo o efeito da perda de solo que para a agricultura é primordial para a questão de conservação do solo”, afirmou.

 

            Após o café da manhã, a Profª PhD Maria Isabela Ferreira, responsável pela disciplina de Ecologia e Gestão Ambiental, elucidou na prática as áreas recuperadas e a observação das espécies que estão em crescimento ou integradas à área. Também foi realizada a prática de Física de Solo com o Prof. Dr. João Paulo Ferreira, evidenciando os processos erosivos e o manejo de recuperação, bem como a coleta de solos para análises texturais e as demais que serão realizadas de caráter prático da disciplina.