Direito promove sessão de cinema crítico-reflexivo aos alunos
Juliano Spósito
quinta, 30 de maio, 2019

No dia 24 de maio, às 19h30, no Câmpus São Francisco, o curso de Direito da UNIFIPA realizou sessão de cinema como parte do conteúdo da disciplina Português Jurídico I, ministrada pela Profa. Maria Tereza de França Roland. O filme exibido foi o clássico “12 Homens e uma sentença”, de 1957, dirigido pelo cineasta Sidney Lumet. Mais de 90 alunos assistiram ao filme, destinado ao 1º ano (A e B) da graduação.

O filme apresenta o processo de decisão de um corpo de jurados, formado por doze homens, durante o julgamento de um rapaz acusado de assassinar o próprio pai. Na primeira rodada de votação, a contagem de votos fica em 11 votos “culpado” contra um “inocente”. Esse voto discordante levou os jurados ao debate e, a cada nova rodada de votação, os votos “inocente” aumentava. O questionamento de detalhes e lacunas das provas resultaram na absolvição do julgado.

Segundo a Profa. Maria Tereza, o filme mostrou que, sob perspectivas diferentes, uma prova, um fato ou um depoimento tomado inicialmente como evidência pode perder força e até se revelar infundado. “A atividade representou uma oportunidade de aprendizado para os alunos, pois, além da fruição do filme, eles tiveram a oportunidade de aplicar os ensinamentos oriundos da disciplina de forma crítico-reflexiva, ao analisar o conteúdo narrativo e aspectos da construção do texto cinematográfico”, finaliza.