Pessoa em situação de rua foi tema de simpósio da Medicina
Mauro Assi
segunda, 02 de setembro, 2019

No dia 27 de agosto mais de 100 pessoas participaram do II Simpósio da Liga de Medicina da Família e Comunidade (LMFC) do curso de Medicina/FAMECA/UNIFIPA, no Anfiteatro Padre Albino, direcionado para a comunidade acadêmica.

Segundo o presidente da Liga, Victor dos Santos Nogueira de Almeida, a pessoa em situação de rua é um assunto muito importante que muitas vezes acaba sendo ignorado pelos estudantes e pouco falado durante a formação médica. “O objetivo foi sensibilizar aqueles presentes na palestra sobre a necessidade de olharmos também para as pessoas em situação de rua, reconhecermos como elas também possuem direitos e podem acessá-los e como é realizado o atendimento médico a essa população. Foi um encontro bastante esclarecedor e importante; conseguimos atingir nosso objetivo”, explicou.

O egresso do curso de Direito da UNIFIPA e coordenador da Comissão de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua da OAB de Catanduva, Alexandre Rodrigues Sona, falou sobre “Direitos socioassistenciais e Sistema Único de Assistência Social”. Na sequência, a médica, graduada pelo Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), Dr. Halana de Moura Rosa Alcântara, falou sobre “Consultório de Rua e a questão da saúde de pessoas em situação de rua”.