V Semana de Biomedicina reuniu 150 alunos em três dias de cursos
Marketing e Comunicação
sexta, 08 de novembro, 2019

De 22 a 25 de outubro, o curso de Biomedicina UNIFIPA realizou a V Semana de Biomedicina. Foram ministrados minicursos que tiveram a participação de 150 alunos dos cursos de Biomedicina,  Medicina e Engenharia Agronômica. Os minicursos e palestras foram ministrados por docentes, egressos e técnicos do Curso de Biomedicina, bem como professores convidados.

De acordo com a Profa. Dra. Ana Paula Girol, a V Semana de Biomedicina foi muito produtiva, pois proporcionou aos alunos a oportunidade de realizarem vários minicursos sobre diversas áreas no campo das Ciências Biomédicas.

Programação

Foram ministrados minicursos sobre Reforma Sanitária e Criação do SUS, com a Profa. Dra. Nathália Maciel Maniezzo Stuchi; Efeito do estresse sobre o sistema imunológico, com a Profa. Dra. Larissa Marchi; Carcinomas mamários: uma introdução ao diagnóstico anátomo-patológico, com Helena Ribeiro Souza e Kélita Regina Flora (Bióloga e Biomédica da Patologia); Visão geral do desenvolvimento humano: períodos embrionário e fetal, Profa. Dra. Ana Paula Girol; Histopatologia do Aparelho Reprodutor Feminino, com o Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves e Profa. Ma. Sara de Sousa Costa; Expressão verbal e técnicas de apresentação, com o Prof. Me. Paulo Roberto Vieira Marques; Noções Básicas de Libras com Surdo, com a Profa. Alda Batista;  Anatomia de superfície e palpatória – básica, com o Prof. Dr. Renato Rissi; O papel do laboratório na insuficiência renal aguda, com o biomédico João Calamares Neto; Morfologia ocular: abordagem teórico-prática, com a Profa. Dra. Ana Paula Girol; Aconselhamento genético pré e pós Natal, com a Profa. Dra. Nilce Barril;  Aspectos gerais da leucemia, com o biomédico João Calamares Neto e Manejo de animais de laboratório, com o Rodrigo Vidotti e Ariane Harumi Yoshikawa.

Também houveram palestras com o Prof. Lucas Ribeiro de Azevedo sobre A Revolução CRISPR/cas 9 e com o Prof. Jair Pinheiro de Azevedo que palestrou sobre Exames Anti Dopping.