Alunos da 5ª série da Medicina fazem o exame OSCE
Mauro Assi
terça, 12 de novembro, 2019

No dia 16 de outubro, os 64 alunos da 6ª série do curso de Medicina da UNIFIPA participaram do exame avaliatório com base no método internacional Objective, Structured Clinical Examination (OSCE) realizado nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos. O exame é uma prova prática com ambientes que simulam casos clínicos. Neste ano foram 11 estações simulando casos ligados à Clínica Médica I e II, Clínica Cirúrgica I e II, Ética e Comunicação, Ginecologia e Obstetrícia I e II, Medicina Preventiva I e II e Pediatria I e II.

O objetivo da prova é avaliar as habilidades adquiridas pelos alunos diante das possíveis situações clínicas que enfrentarão após a graduação. O exame é parte das diversas ferramentas que a instituição utiliza durante o curso. De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Marques, o exame OSCE permite colher amostras do desempenho do estudante em uma variedade de áreas e fazer o máximo uso do tempo disponível, de modo que tais áreas possam ser avaliadas de uma só vez.