Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
NOSSA HISTÓRIA

Localizada em Catanduva, na região Noroeste do estado de São Paulo, e possuindo mais de 50 anos de tradição em ensino de excelência, pesquisa e extensão, a Unifipa é mantida pela Fundação Padre Albino, instituição filantrópica fundada em 1968.

A Unifipa é resultado do sonho de um homem que dedicou sua vida às causas sociais, o Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva – ou, simplesmente, Padre Albino – religioso português que escolheu o Brasil como sua terra e Catanduva como o local onde desenvolveria sua missão de amor ao próximo.

Foi ele o responsável pela criação da primeira instituição hospitalar da cidade, a Santa Casa de Misericórdia, mais tarde Hospital Padre Albino, que oferecia atendimento digno e de qualidade aos moradores de Catanduva e região.

Padre Albino então notou que, para seguir avançando cada vez mais nos serviços prestados à população na área da saúde, seria fundamental contar com profissionais qualificados. Foi assim que surgiu a ideia de criar uma faculdade de medicina.

Com muito esforço e mobilizando todos os setores da comunidade catanduvense, em 1969 iniciaram-se as atividades da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca). Três anos depois, foi criada a Faculdade de Administração de Empresas (Faeca). Em 1973, foi a vez da Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (Esefic).

Em setembro daquele ano, já com idade e avançada e enfrentando diversos problemas de saúde, Padre Albino veio a falecer. Mas sua obra não apenas permaneceu viva, como deu frutos. Nas décadas seguintes, a instituição de ensino superior por ele fundada consolidou-se como referência em ensino de qualidade e ampliou suas atividades.

Em 2000, foi fundada a Faculdade de Enfermagem de Catanduva (FEC). Dois anos depois, veio o curso de Direito. Em 2005, foi criado o Instituto Superior de Educação Padre Albino (ISE).

Em abril de 2007, todas as instituições de ensino superior mantidas pela Fundação foram unidas nas Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA). Em 2010, viriam os cursos novos de bacharelado em Educação Física e Biomedicina. No ano seguinte, teria início o curso de Pedagogia.

Em 6 de dezembro de 2017, a instituição foi elevada à condição de Centro Universitário, passando a utilizar a denominação Unifipa. Foram implantados novos cursos: Engenharia Agronômica, em 2017, e Farmácia, em 2019.

A Unifipa possui dois campi em Catanduva-SP: o campus sede, localizado na Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, onde funcionam os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Medicina e Pedagogia, e o campus São Francisco, localizado na Rua Seminário, 281, Bairro São Francisco, onde estão os cursos de Administração e Direito.

A Fundação Padre Albino também mantém o Colégio Catanduva, de aplicação, nas modalidades de ensino infantil, fundamental e médio.

Os cursos da Unifipa têm proposta pedagógica de articular o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de garantir o ensino crítico e reflexivo na busca de competências e habilidades esperadas para alunos de graduação e de pós, preparando-os para que sejam protagonistas no mercado e na vida.

Conta com estrutura moderna, laboratórios e salas de aula de última geração, dois hospitais universitários e bibliotecas com acervo especializado em áreas como saúde, educação, ciências humanas e agrárias, além de ambientes específicos para o aprendizado de práticas jurídicas e empresariais, da área da saúde, do esporte e do lazer.

Prédio UNIFIPA - Arquivo
Prédio UNIFIPA
Missão UNIFIPA
MISSÃO
Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas, exatas e tecnológicas, com ensino de qualidade voltado paras as necessidades regionais e nacionais.
Visão UNIFIPA
Visão
Ser uma instituição de referência na educação superior no que diz respeito à qualidade de ensino, ao corpo docente, à pesquisa e ao compromisso social.
Valores UNIFIPA
Valores
Comprometimento
Empreendedorismo
Profissionalismo
Respeito
Sustentação do Histórico da FPA
Trabalho em Equipe
Transparência
Área de atuação acadêmica

A UNIFIPA atua nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social.

No ensino, oferece cursos de graduação nas modalidades de bacharelado e licenciatura nas áreas de saúde, educação, direito e administração, além de cursos de pós-graduação lato sensu, residência médica e educação continuada.

Na área da saúde, a Fundação Padre Albino mantém dois hospitais-escola: o Hospital Padre Albino e o Hospital Emílio Carlos, e, na área assistencial, o Recanto Monsenhor Albino, instituição voltada para assistência aos idosos.

Assim, a Fundação Padre Albino entende que sua vocação como entidade filantrópica não pode ficar alheia à formação acadêmica integral, consubstanciada no ensino superior de qualidade que mantém e que pretende ampliar. A oferta de novas opções de cursos visa à concretização do sonho de muitos jovens, bem como a criação de programas comunitários.

Prédio UNIFIPA